Startups e audiovisual. Áreas que prosperam em Londrina
Palestrantes mostram o crescimento e as necessidades de setores ligados a TI e Imagem
25/06/2018

Foto acima: palestra de Rodrigo Souza da Oníria

Nesta quinta-feira, 28 de junho os integrantes do Fórum Desenvolve Londrina recebem Eduardo Frezarin, diretor do Grupo Frezarin, para uma palestra em que abordará as atividades do grupo ligadas a Economia Criativa com Desenvolvimento Sustentável, assunto escolhido este ano (2018) pelo Fórum Desenvolve como objeto de estudo. Com início às 8h15, a palestra será a nona que aborda o tema.

Startups

Rodrigo Martins de Souza, fundador da empresa do setor de TI, Oníria - que trabalha a Simulação Virtual, Serious Games e Gamificação para treinamento e engajamento profissional - foi palestrante no dia 7 de junho. Ele abordou a trajetória da empresa desde a incubadora até a focagem no mercado de simuladores.

Rodrigo enfatizou a necessidade do fortalecimento dos ecossistemas regionais, mostrou o desconhecimento das empresas sobre o mercado, um sistema jurídico que não ajuda (regime atrasado para startups), financiamentos para a área, o mercado externo e o espaço que existe na região para o setor.

Audiovisual

O Mercado do Audiovisual Brasileiro e da região foi assunto da palestra do dia 14 de junho realizada por Guilherme Peraro (cineasta) e Luciano Pascoal (jornalista e fotógrafo). Dados apresentados na palestra trazem que o mercado de audiovisual em 2016 representou 0,5% do PIB nacional.

Eles mostraram a produção e o crescimento da área em Londrina e região com o registro de 99 empresas na ANCINE, a união das produtoras locais em 2015 (Nucleo de Audiovisual – NAV), o surgimento em 2017 do Arranjo Produtivo Local de Audiovisual, a necessidade de criação de um programa de graduação em audiovisual no município e de investimentos em infraestrutura com o objetivo de se criar em Londrina um polo de produção.

Já passaram pelas reuniões do Fórum como palestrantes o Secretário de Cultura de Londrina, Caio Julio Cesaro (12/04); o então Diretor de Turismo da Codel, Fabian Trelha (19/04); o Presidente executivo do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando (26/04); a Coordenadora do Curso de Gastronomia da Unifil, Cláudia Oliveira (10/05); o membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Londrina, Leandro Magalhães (17/05) e o Diretor de Turismo do Município de Gaspar (SC), Norberto Mette (24/05).