Membro do Fórum Desenvolve apresenta palestra sobre Patrimônio Cultural
Doutor em História e coordenador do Projeto Educação Patrimonial em Londrina, Leandro Henrique Magalhães falou sobre Patrimônio Cultural e Economia Criativa
29/05/2018

O representante da Unifil no Fórum Desenvolve Londrina e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Londrina (Compac), Leandro Henrique Magalhães, participou do ciclo de palestras do Fórum, no dia 17 de maio.

A constituição conceitua Patrimônio Cultural como bens de natureza material e imaterial tomados individualmente ou por um conjunto. Magalhães relatou que o objetivo do Patrimônio Cultural dentro de uma Economia Criativa, mais do que recuperar, seria estimular o dinamismo econômico local para o desenvolvimento institucional e turístico.

Ele enfatizou, que para que esse objetivo se torne possível é necessário investimentos em educação patrimonial, revitalização urbana, estimulo de atividades voltadas à cultura e movimentos culturais ativos, no caso de Londrina.

O Banco Mundial estima que a cadeia produtiva da cultura foi responsável por 7% do PIB do planeta em 2008. Segundo dados da Firjan, esse número no Brasil é aproximadamente 2,64% do PIB nacional, com um crescimento acumulado de 70% nos últimos dez anos. Já o Ministério da Cultura estima que a cultura seja responsável por 4% do PIB brasileiro.

Magalhães fez uma comparação do Patrimônio Cultural e o Turismo. Afirmou que essa relação cria um vínculo entre o viajante e a comunidade local. “Não se trata mais de promover ou fomentar o turismo massificado, mas sim de incentivar e usufruto de uma viagem à cultura e as histórias de uma região, uma troca na qual turista e comunidade se beneficiam”, explicou.
Algumas cidades como Paraty (RJ), São Luís (MA) e Morretes (PR) são exemplos que o palestrante deu, dentro desta relação turista e comunidade, em que a cultura está ligada ao turismo, envolvendo os moradores e dando o devido valor ao trabalho deles.

Ao finalizar a palestra, Magalhães apresentou o Patrimônio Histórico e Cultural de Londrina, os roteiros desenvolvidos para visitação e ainda, um projeto para o viajante sentir Londrina como os londrineses e entender um pouco mais da história da cidade e da gastronomia.